sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Parceria pela tolerância.




Por: Analder Lopes
Publicado em: 21/08/2009

Projeto Papo de Responsa abre nova frente contra a violência


*Colaboraram: Camila Donato e Rafael Masgru / Foto: Carlos Magno - Palácio Guanabara

Uma parceria pela tolerância, pela união e pela paz, firmada entre o Governo do Estado e o AfroReggae, abriu nova frente de ação e de prevenção à violência reunindo Polícia Civil e o grupo cultural. Juntos, o governador Sérgio Cabral, o chefe de Polícia Civil, delegado Allan Turnowsky, e o coordenador-executivo do AfroReggae, José Junior, assinaram, nesta manhã, em cerimônia realizada no Palácio Guanabara, um convênio que lançou o Projeto Papo de Responsa, que envolve também as secretarias de Educação e Assistência Social e Direitos Humanos.

O projeto Papo de Responsa, de prevenção da violência, trabalha basicamente com a palavra, percorrendo escolas, abrigos para menores infratores e empresas com palestras e bate-papos informais - ministrados por delegados e inspetores de polícia - que abordam temas como violência, drogas, tolerância e segurança pública. O convênio tem por objetivo promover uma integração entre polícia e comunidade através da conjugação de esforços, visando à execução de projetos de prevenção e integração social que vise a resgatar a cidadania nas comunidades carentes.

A parceria visa ainda conscientizar e prevenir os jovens sobre as implicações e consequências do uso de entorpecentes, envolvimento com o tráfico de drogas e demais crimes. O convênio vai permitir a criação de projetos de prevenção e integração social com as comunidades carentes do Rio de Janeiro, evitando os estereótipos, as classificações e rótulos, além de conscientizar e prevenir os jovens sobre as implicações do uso de entorpecentes, envolvimento com o tráfico de drogas e demais crimes, e ainda estimular a aproximação da Polícia Civil e a mediação pacífica de conflitos nas comunidades.

As reuniões também contam com a participação de ex-presidiários, como é o caso de Norton Guimarães, de 51 anos, há cerca de três anos em liberdade condicional, após cumprir 11 anos de prisão no Complexo Penitenciário de Bangu. Ele esteve na vida do crime durante 32 anos e, atualmente, coordena o programa de emprego do AfroReggae. Norton diz que hoje deseja um futuro diferente da vida que teve para as novas gerações.

“Quero ver nossas crianças num mundo melhor, aquele que todos almejamos, aqui e agora... e só com a união de todos vamos alcançar”, salientou.

Na cerimônia de lançamento, o policial civil Roberto Chaves de Almeida, um dos coordenadores do projeto, deu o exemplo - com depoimento emocionante - de como o Papo de Responsa pode abrir novos caminhos à sociedade e chegar a todos.

“Isso é Papo de Responsa, um projeto que mostra para toda a sociedade que é possível fazer diferente e o melhor exemplo é esse encontro, que ontem jamais se poderia pensar: o policial com o ex-presidiário trabalhando juntos em favor da paz”, destacou Roberto de Almeida.

Em discurso, o governador Sergio Cabral falou da importância do convênio e afirmou que já conversou com o Prefeito Eduardo Paes para disponibilizar o projeto às escolas municiais do Rio. “Trabalhando juntos é que vemos como podemos resgatar as pessoas e colocá-las no caminho certo. O 'Papo' tem que rolar não só para a comunidade, mas para o policial também. Já conversei com o prefeito para ele levar o projeto para as escolas municipais também, porque vale a pena”, declarou.

CABRAL É ENTUSIASTA DO PROJETO

O governador parabenizou a iniciativa da Polícia Civil do Estado do Rio, pois, segundo ele, compreendeu o trabalho que o governo vem fazendo nas comunidades, de inclusão social e resgate da cidadania. Cabral acredita que o projeto Papo de Responsa não deve se restringir apenas à Polícia Civil, mas deve incluir também a Polícia Militar.

“Eu acho que o Papo de Responsa tem que rolar também para a Polícia Militar. Isso é fundamental. Precisamos de bons exemplos e muitos Nortons e Betos. É com essa coragem que vamos quebrar o gelo, sobretudo dentro das corporações da Polícia Civil e Polícia Militar e ir para as escolas, falar nas escolas. Isso vai ser uma revolução pacífica e tenho certeza que vai colaborar muito para chegar onde todos queremos: um Rio de paz, de conciliação, de amor e de integração”, acentuou o governador.

Cabral aproveitou a oportunidade para ressaltar o bom trabalho realizado pelo delegado Allan Turnowski a frente da Polícia Civil. “O Allan é o melhor policial civil do Brasil, porque ele une coragem pessoal com inteligência e bom senso. Ele vem desenvolvendo um trabalho fundamental”, garantiu.

Para o chefe de Polícia o “Papo de Responsa” é uma parceria fundamental para a Polícia Civil do Rio de Janeiro. “Esse projeto é o norte que faltava para a nossa Polícia Civil trabalhar pensando num futuro melhor. Essa integração da polícia com a comunidade é a forma de romper as barreiras do preconceito”, disse o delegado.

O coordenador-executivo do AfroReggae considerou a parceria do grupo com a Polícia Civil do Estado do Rio um momento histórico, não apenas para o grupo, mas para toda a sociedade fluminense.

“Para o AfroReggae essa parceria com o Governo do Estado é um momento histórico e hoje conseguimos dar um passo muito além. Não é só o AfroReggae com a Polícia Civil. Acho que outras ONGs, outras instituições e organizações também tem que estar cada vez mais juntos para que a gente possa fazer o diferencial”, afirmou José Junior.

A Secretária de Estado de Educação, Tereza Cristina Porto Xavier, explicou que somente com este tipo de parceria será possível termos um futuro melhor para nossos jovens e crianças, longe da violência. “Nós só vamos construir uma cultura de paz introduzindo esse ‘Papo de Responsa’ nas nossas escolas, para que nossos jovens e crianças pensem muito sobre a responsabilidade que cada um tem para a construção de uma cidade unida e fraterna, onde todos nós possamos viver com qualidade”, ressaltou.

Também participou da solenidade a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, entre outros convidados, além de artistas da Trupe de Teatro do AfroReggae e ritmistas do AfroLata que se apresentaram na abertura do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário